Vendas para turistas utilizando a tecnologia

Caro empresário, capacitar pessoas para apresentar produtos/serviços e efetivar vendas para turistas em outras línguas não é tarefa fácil. 

No mercado você encontra “treinamentos” de vendas na língua inglesa, de aproximadamente 60 horas. Ora, se os seus vendedores em geral não são qualificados para vender em português, qual o milagre que os fará vender em língua inglesa, quando sabidamente um bom curso de inglês envolve anos de estudos na língua para se adquirir fluência?

Não existe milagre. Ou você tem vendedores fluentes na língua ou o que conseguirá é fazer uma descrição básica descritiva, além da conversão de seus preços para dólar ou euro, sempre torcendo pela boa vontade do turista em adquirir o que lhe é ofertado sem que este compreenda bem os diferenciar do seu produto/serviço.

É possível mudar este quadro sem altos investimentos? Sim, use a tecnologia a seu favor!

No mercado hoje existem diversas tecnologias, desde os famosos QR Codes até Inteligências Artificiais.

QR CODE

Com o QR Code, uma espécie de código de barras em 3D, você disponibiliza ao seu cliente um link para informações sobre o seu produto/serviço na internet. Essas informações podem estar em formato texto, áudio, vídeo ou qualquer outro que você julgar interessante disponibilizar para acesso em um smartphone.

Quando o turista visualizar o QR Code em seu produto, cardápio, folder, etc, este poderá ter acesso rápido a todas as informações que precisa para tomar sua decisão de compra!

Um vídeo em inglês pode substituir a argumentação do seu vendedor. Selecione seus principais produtos/serviços e monte sua apresentação em inglês (ou outras línguas, de acordo com seu público-alvo). Acrescente poder de argumentação às suas vendas!

IA PARA INTERAÇÃO

Existem diversas ferramentas de IA prontas para comunicar sua marca aos seus clientes, desde a automação de chats quanto para o atendimento e apresentação na prática para turistas. Um exemplo: um vídeo pode ser gravado em português e traduzido para diversas línguas, sem a necessidade de regravá-lo. 

Um cardápio pode ser todo traduzido por IAs, assim como digitalizado e capacitado a responder as perguntas dos clientes. 

As possibilidades são ilimitadas e depender de pessoas capacitadas para interagir com seus clientes não deixa de ser uma boa opção, apenas cada vez mais escassa diante de uma mão-de-obra cada vez menos qualificada.

Nos roteiros que eu desenvolvo para meus clientes, procuro utilizar técnicas de neuromarketing para aumentar a persuasão da venda. Porém, se você não tem como investir em um roteiro de vendas qualificado, uma equipe de filmagem/edição de vídeos, assim como contratar uma IA para modelar suas apresentações, faça algo básico que apresente os diferenciais de seu negócio, produto e serviço, mesmo que de forma “caseira”, e tenha um diferencial crucial para aumentar suas vendas!

Ao achar viável essas sugestões, lembre: é muito importante que seu estabelecimento possua WiFi para garantir que o turista tenha acesso à internet para visualizar seus conteúdos.

Good sales!

 

 

 

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