Inovação: um desafio constante

Artigo publicado na revista Master 154

Inovação é um termo recorrente quando se fala de gestão.

Inovação estratégica, tecnológica, de processos… mas e quando se fala em inovação do pensamento?

Pensar diferente não é tarefa fácil. Muitos gestores estão acostumados a seguir seus processos, seguir suas métricas. Seguir o que aprenderam na academia e em sua vida profissional.

Vivemos em um momento dinâmico, de adaptação de pessoas, empresas e sonhos, culturas e engajamento social. Portanto, o mundo está extremamente dinâmico. O ser humano está extremamente dinâmico. E isso se reflete no mercado. No SEU mercado colega administrador.

Novas gerações. Novas necessidades. Não a simples satisfação na aquisição de um produto, mas na sua representação. O que sua empresa representa para o adquirente do seu produto ou serviço?

Consumidores não são mais meros clientes. São pessoas engajadas em causas.

Às vezes a inovação está em repensar o negócio como um todo. Às vezes são pequenos ajustes. A diferença é: quais seus diferenciais? Como sua empresa, além de agente econômico, torna-se um agente social? Como compartilha e reverbera as ansiedades dos seus seguidores, das pessoas que desejam fazer negócios com sua empresa?

Passamos constantemente por adaptações em nossas vidas. E o meio empresarial não é diferente. Pense em Marketing como fazer o mercado. Agir com o mercado. Se adaptar e criar tendências no mercado. Então você perceberá a importância da inovação.

Inovar é criar. Não seguir modelos pré-estabelecidos. É buscar o novo.

De que maneira sua empresa é diferenciada perante a concorrência? De que maneira a Universidade lhe instigou a pensar diferente? E a sociedade? E seus pares administradores?

Os melhores mentores são aqueles que guiam suas descobertas, que lhe instigam a reflexão. Não existe mais certo ou errado, existe o DNA organizacional. Existe o papel da sua empresa em fazer a diferença para o bem comum.

Émile-Auguste Chartier disse: “Refletir é negar aquilo em que se acredita”. E posso lhe dizer, colega administrador, que negar suas crenças mais profundas é a base da inovação.

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O autor é consultor da IDAti Consultoria e Treinamento

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