Ainda vale a pena ter um website para o meu negócio?
É rotineiro conversar com gestores de pequenas empresas e perceber o pouco valor que estes dão a um website da própria empresa, optando basicamente pela atuação online via redes sociais. Então vamos à essa questão bastante comum: será que ainda vale a pena ter um website para o meu negócio?
Já vou antecipar a conclusão do artigo: sim, vale a pena ter um website para o seu negócio. A questão-chave dessa discussão será o porquê.
Vamos seguir o caminho inverso de análise, iniciando nossa discussão pela avaliação da atuação nas redes sociais.
Elas são importantes para uma ampla gama de negócios, principalmente quando serviços estão inclusos na atuação da empresa. Fornecer informações sobre processos, personalização de produtos, especificidades dos serviços oferecidos e aplicações das soluções são parte importante da interação com clientes. Muitos microempresários utilizam exclusivamente as redes como base para sua comunicação, sendo que muitos ainda executam as vendas pelas próprias plataformas.
Estar nas redes sociais hoje é quase uma obrigação para ampla gama das empresas brasileiras. Porém, é fundamental você ter uma informação em mente antes de defender sua presença online exclusiva nas redes sociais: o espaço que você utiliza não é seu, é cedido por uma plataforma. Facebook, Instagram, Tik Tok, Youtube, X, entre outros, são os reais proprietários do seu espaço. Você é um locatário e está sujeito às regras do locador.
No início do Facebook, você criava seu perfil comercial e interagia livremente com seus seguidores. Após a popularização dessa sistemática, com a entrada maciça de empresas nas redes sociais, o Facebook mudou a regra do jogo, diminuindo drasticamente o alcance do seu perfil para, em média, 5% dos seus seguidores. Quer chegar nos demais 95% do seu público já estabelecido? Pague para impulsionar seus conteúdos. Quer chegar a novas pessoas? Pague para impulsionar.
Seu perfil nas redes é um espaço alugado. E o preço nem sempre é razoável. E ainda seu negócios está sujeito à alterações nas políticas das plataformas … você já pensou que uma simples nova regra pode exterminar seu negócio online em certa(s) plataforma(s)?
O que acontece se você perder o perfil da sua empresa nas redes sociais?
A resposta para muitos microempresários com vendas exclusivas no formato online esse pode ser o fim do negócio em si. Apenas repare na quantidade de influenciadores que sempre geraram conteúdos sobre produtos que eles mesmo revendiam como intermediários de portais chineses e que hoje vendem também cursos de como ser um influenciador e revender produtos, expondo seu próprio modelo de negócios. Por que eles estão vendendo seus métodos e criando concorrentes si? Porque sabem que a qualquer momento pode haver uma alteração no seu ambiente, seja das políticas das redes ou mesmo de regulações governamentais, que encerrem suas atividades.
Um caminho intermediário entre estar exclusivamente nas redes sociais e atuar mais fortemente em um website proprietário é criar bases de dados dos clientes e seguidores, via mailing, grupos para interação via whatsapp e telegram ou áreas de membros, formando grupos em outras plataformas.
Agora vamos à análise do papel de um website em seu negócio. Para que serve um website hoje?
O website é uma forma de você explicar com maior riqueza de detalhes sua atuação e características acerca seus produtos e serviços. Se as redes são uma chamada de atenção dos potenciais clientes, o website é um catálogo de vendas completo da sua empresa. Tendo isso em mente, temos dois papéis básicos para um website: Gerar Credibilidade e lastrear Vendas Técnicas.
Pense em um catálogo. Você apresenta sua empresa e o porque seu cliente pode confiar nela. Quem vocês são, suas certificações técnicas, o perfil de seus colaboradores, referências … o que você tem a dizer sobre seu negócio que gere confiança, credibilidade e autoridade acerca as soluções que você está oferecendo.
Gerou confiança? Apresente suas soluções de maneira completa. Foque a apresentação de soluões na lógica DOR, SOLUÇÃO E BENEFÍCIO. A dor é porque um cliente deveria lhe procurar, qual o problema com o qual ele está se deparando. A solução é o que você oferece para curar essa dor, como sua empresa se dispõe a ajudá-lo. E os benefícios são as características que fazem da sua solução algo diferenciado em relação ao mercado em si, porque você é a mulher opção dentre tantas outras possibilidades, o que torna sua empresa ótima para aquele perfil de cliente.
Um website facilita que sua empresa seja encontrada fora das redes sociais.
Um website bem estruturado em técnicas de SEO vai destacar seu negócio em mecanismos de busca. Nem todos pesquisam nas redes sociais por soluções. Você já teve que procurar um especialista para uma demanda específica e não encontrou ele facilmente? Incrivelmente diversos profissionais liberais e pequenas empresas não se atentam ao fato de quem as pessoas podem estar procurando suas soluções em mecanismos de busca como o google. E não ter um website reflete na diminuição das suas possibilidades de conversão de vendas.
É bastante diferente você impulsionar um post nas redes sociais para quem você acredita que pode estar interessado em suas soluções, ainda mais produtos e serviços de maior custo agregado, do que ser encontrado por alguém que ativamente está procurando pela sua solução.
Obviamente, existem diversos mecanismos de rastreamento online que permitem entender a jornada de compra de seus potenciais clientes e apresentar anúncios relevantes para estes via técnicas de marketing e remarketing. Porém, o tempo de atenção do espectador médio dos seus anúncios nas redes sociais é inferior a 3 segundos. Em uma busca a tendência é que seu potencial cliente passe um tempo exponencialmente maior analisando seu website,
Então: Ainda vale a pena ter um website para o meu negócio?
Sim, é importante para a maioria dos negócios, inclusive para profissionais liberais.
Se você não sabe como criar um website, lembre que existem diversas plataformas com modelos e templates pré-estruturados, assim como as ferramentas de Inteligência Artificial podem ser aliadas nesse processo. Porém, é sempre importante ressaltar a importância de um bom planejamento comercial do website, de forma que sua mensagem, soluções e benefícios fiquem claros tanto para o potencial cliente quanto para os algoritmos presentes nos mecanismos de busca online.
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Um abraço e até a próxima discussão sobre negócios!