Marketing tradicional x Marketing digital
Em um cenário onde 80% dos produtos lançados mundialmente fracassam (Harvard Business School), o lógico é esperar por mudanças na área de marketing.
Porém, o que vemos é uma mudança de linguagem e termos, evocando a falência do marketing tradicional em favor do marketing digital.
Mas qual a grande mudança que o marketing digital trouxe ao mundo dos negócios? Houve uma mudança no quadro de fracassos de lançamentos? As empresas estão se tornando menos suscetíveis aos avanços da concorrência? O marketing digital traz em si a fórmula da lealdade do consumidor?
Antes de responder essas questões, vamos analisar o que é marketing digital:
“Com a evolução da tecnologia da informação e da comunicação, especialmente a internet, o marketing evoluiu para o chamado marketing eletrônico, e-marketing ou marketing digital, conceito que expressa o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida”.
LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. E-Marketing: O marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003.
Você até pode se perguntar: “ok, mas e a definição da AMA (American Marketing Association), instituição que define o marketing no mundo?” caro leitor, a AMA não diferencia Marketing entre “tradicional” e “digital”.
Portanto, agora podemos responder as questões acima: O marketing digital não soluciona as “lacunas” do marketing tradicional.
Mas afinal, o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que a lacuna não está na teoria, está na aplicação das ferramentas de marketing. Simplesmente não existe solução mágica. O marketing digital não é o Eldorado da gestão de marketing, é o marketing instrumentalizado por ferramental tecnológico virtual.
E por que 80% dos produtos lançados fracassam?
O que nós podemos dizer com certeza é que o comportamento dos consumidores mudou muito nas últimas duas décadas. O marketing de massa não é mais efetivo para a busca de novos clientes, muito menos para fidelização dos atuais. Os clientes estão mais exigentes, possuem mais informações e estão prontos para decidir o que consideram justo em uma relação com uma empresa. O que leva a uma conclusão óbvia: são as organizações que não estão se adaptando aos novos perfis dos clientes.
Perceba: não são as ferramentas tecnológicas que irão alicerçar o sucesso no lançamento de produtos. A chave está na inteligência e na capacidade de elaborar estratégias de sucesso por parte dos gestores.
A tecnologia traz ganhos de velocidade, de acesso a informações e na interação com clientes e colaboradores para as organizações, mas informação não é igual a conhecimento. O que muitos gestores fazem erroneamente é validarem informações colhidas no mercado, sem efetuar a devida análise, e partirem para a utilização de ferramentas de marketing, baseando-se no que “o mercado está fazendo”.
Essa maneira atabalhoada de fazer gestão está se impregnando nas organizações. Diversos “gurus” do marketing digital estão trazendo receitas pré-prontas para as organizações e incrivelmente estas estão comprando a ideia de customizar suas relações com seus clientes.
A poucos parágrafos eu afirmei que o marketing de massa não funciona mais. E isso parece estar claro para os empresários. O que perceptivelmente não estar claro é que esses mesmos empresários estão adquirindo ferramentas virtuais de customização de relacionamento com clientes, ou seja, estão repetindo o marketing de massa agora com uma roupagem “digital”.
Caro leitor, eu não quero que você encare a posição por mim defendida aqui como um “manifesto contra a utilização da tecnologia”, pois eu mesmo sou um utilizador assíduo de ferramentas tecnológicas em meus projetos. O que quero que fique claro para você é que a tecnologia não irá solucionar os seus anseios e nem sanar isoladamente as dificuldades da sua organização. Não existe mágica em marketing e vendas. É a inteligência dos criadores e as muitas horas de planejamento envolvidas que justificam as estratégias de sucesso no marketing contemporâneo.
Aulas de Negócios no YouTube: www.youtube.com/aulasdenegocios
O marketing digital não está para os livros de auto-ajuda. Assim como nossa inteligência não está para as informações do mercado (sem análise). Ou seja, tudo depende de como vc vai usar a ferramenta. Ela lhe dará a oportunidade de prosperar, mas n vem junto, nenhuma fórmula mágica da vitória.